sábado, 18 de dezembro de 2010

Apresentação

Este projeto de pesquisa tem como propósito demonstrar a importância da Identidade Cultural da Comunidade da Maloca. Em sete de Fevereiro de 2007, a Comunidade Maloca, situada no Bairro Getúlio Vargas, vizinho ao centro de Aracaju – SE, foi reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo. A Maloca detém uma característica distinta da maioria das comunidades quilombolas por estar inclusa em um centro urbano, sendo intitulada como o segundo Quilombo Urbano. O principio básico   desse  trabalho está fundamentado na Disciplina Optativa II (Identidades culturais na pós-modernidade) do Curso de Letras da Faculdade São Luís de França, Aracaju-SE pela orientadora e coordenadora do Curso Prof. Dra. Vilma Mota Quintela da turma do 3º período.
A escolha por esse tema, foi definida a partir da pesquisa de campo e bibliográfica realizadas e também com base em debates realizados entre os integrantes do grupo responsável pelo  projeto.
Lévi Strauss ( 1996 ) já afirmava que o conceito de identidade não deveria ser construído sobre um referente empírico, mas simbólico e cultural, pondo-se em questão não apenas o discurso, mas também o lugar e a ótica de interação com o grupo. O lado étnico é valorizado no discurso dos moradores. Eles assemelham a sua etnia ao lugar. Valorizando suas práticas culturais e reconhecem suas ascendências familiares, a identidade memorial dos moradores em destaque de D.Creuza e D. Caçula, expressa um valor central e o reconhecimento de suas raízes quilombolas e negra. Já no que se referi à etnia Stuart Hall define-a ” pelas características culturais – língua, religião, costumes, tradição, sentimento de lugar – que são partilhados por um povo “ ( 1997 p. 67 ). Para o autor não se pode entender a identidade como algo dado, ou simplesmente definido, devemos entendê-la a partir da reconstrução de um processo histórico do grupo ou lugar, no nosso caso a Maloca.
Faz –se necessário também a pesquisa bibliográfica, a fim de analisar o tema: Identidades Culturais da Comunidade Maloca.
De acordo com Medeiros ( 2004, p. 51 ) a pesquisa bibliográfica “ é aquela que busca o levantamento de livros, revistas e jornais de relevante interesse para a pesquisa que será utilizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre o assunto de seu interesse “.

Nenhum comentário:

Postar um comentário