sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SIGNIFICADO DA PALAVRA MALOCA

A maloca é uma casa comunitária ancestral, utilizada pelos indígenas do Amazonas, especialmente denominada assim em Colômbia, que tem diferentes características em sua relação com a comunidade de onde prove.
Antigamente viviam em uma maloca várias famílias relacionadas principalmente pelo parentesco, especialmente de maneira patrilineal, repartiam-se o espaço interior e para as paredes da maloca, as famílias dos filhos de um casal principal, os "maloqueros", composta geralmente pelos mais velhos, pais e avôs do resto dos habitantes desta grande casa.

3 comentários:

  1. Bom gente, gostei muito de saber mais um pouco sobre a cultura sergipana, é muito bom saber que num estado pequeno como Sergipe, é possuidor de uma cultura extremamente grandiosa.
    Parabéns.
    Thalita Matos

    ResponderExcluir
  2. Terminei pequeno texto sobre termo maloca a partir da Maloca aracajuana. Investigação mostra como um termo que nasce no universo indígena chega no final do século XIX, início do XX, expressando outra coisa: um quilombo. Ou seja, elemento do universo africano. Estou a disposição para debater o tema thiagofragata@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir